sexta-feira, 19 de maio de 2017

Mini Paris brest com morangos

O tema da 16ª edição do Sweet World é Paris Brest. Fiquei fascinada com o tema, é algo que já andava para experimentar há algum tempo, e não podia deixar escapar esta edição...

O Paris Brest é um clássico da pastelaria francesa, foi criado em 1910 pelo chef pâtissier  da Maisons-Laffitte (1910), Louis Durand, que se inspirou numa corrida de longa distância de bicicleta, que ligava  Paris a Brest (Bretanha) com retorno a Paris. 



A minha receita é adaptada daqui.
Obrigada pelas fotos Lígia Pinto!




Ingredientes massa choux:

60 gramas de manteiga

125 ml de água
75 gramas de farinha de trigo
2 ovos
amêndoas laminadas q.b.
1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio:

50 gramas de queijo creme ( usei philadelphia)
200 ml de natas frescas ( usei longa vida)
2 colheres de sopa de açúcar em pó
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de raspa de limão
morangos q.b.

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 200ºC ou 180ºC com ventoinha.
Num tacho colocar a manteiga, o sal e a água. Levar a lume brando até a manteiga derreter. Deixar levantar fervura e adicionar a farinha. Mexer muito bem com uma colher de pau, até que a massa se despegue dos lados do tacho e forme uma bola.
Retire do lume e deixe arrefecer.

Bater levemente os ovos com um garfo e incorporar lentamente na massa, envolvendo muito bem, até obter uma massa homogénea. Reservar um pouco de ovo para pincelar no final.
Colocar a massa num saco de pasteleiro com boca frisada ou lisa. Fazer 4 círculos com cerca de 10 cm de diâmetro cada, com a massa. Deixe espaço entre eles para poderem crescer.
Pincelar a massa com o ovo reservado. Polvilhar com as amêndoas e levar ao forno cerca de 30 minutos, até ficarem douradinhos.

Desligue o forno e deixe-os arrefecer uns 10 minutos. Transfira-os para uma grelha e deixe arrefecer.

Entretanto prepare o recheio...

Bater o queijo um pouco, adicionar o sumo de limão e o açúcar. Envolver bem. Juntar as natas e bater muito bem até obter uma consistência bem cremosa.

Corte os paris brest na horizontal e recheie ambos os lados com o creme. Espalhe morangos laminados no meio e feche como uma sanduíche. Polvilhe com açúcar em pó e sirva!

Bom apetite!









Sem comentários:

Enviar um comentário